Pular para o conteúdo principal

Como aprender a cozinhar

Eu morava sozinha e lembro-me de digitar no Google “blog de cozinha” e o Panelaterapia apareceu como sugestão. E caiu como uma luva.

As receitas da Tati eram (e são) simples, fáceis e preparadas em porções pequenas. Ela descreve muito bem o passo a passo das receitas, então, para quem não sabia ferver água, o blog chegou na hora certa. Ainda acesso o Panelaterapia, quase diariamente, procurando uma inspiração, uma sobremesa, uma ideia. É um dos melhores blogs de culinária que conheço. Hoje a Tati tem um canal no Youtube e ficou ainda mais fácil aprender com ela.

Não sei como, conheci o Pitadinha, blog da Ju. Receitas que te abraçam. Receitas para a família, em porções grandes e até receitas leves e muito saborosas. Tudo explicadinho com tanto amor, que eu sempre que faço uma receita dela tenho vontade de colocar um pedacinho numa caixa e mandar pra Recife.

Com a Ju e a Tati eu fui tomando gosto pela cozinha, porque aos poucos as coisas começaram a dar certo. O macarrão começou a ficar no ponto, eu descobri a quantidade de sal “do meu gosto”, os bolos não solavam mais. Fiz um risoto. Uma carne no ponto. Uma torta de frango.

A principal dica é: siga a receita. Encontre um blog, um canal do youtube, um livro, um chef de sua confiança e siga as receitas. Siga até ter segurança de criar as suas, de fazer substituições. Se a receita de bolo é com farinha branca, faça com farinha branca da primeira vez. Faça com o açúcar que for pedido e com a quantidade de óleo certa. Depois, teste com suas substituições.

As coisas nem sempre dão certo da primeira vez. Sua omelete vai ficar destruída, seu bife vai ficar salgado e a lasanha, aguada (true story). Mas isso tudo é importante para aprender qual a sua dificuldade e onde as coisas estão dando errado. Persevere!

Por onde começar:


Meus livros referência:

Tag “Biblioteca na Cozinha” aqui do blog

Playlists maravilhosas para quem está começando a cozinhar:

Panelinha – Santa Rita 
Panelaterapia – Utensílios de Cozinha 

Outros blogs legais:



Boa sorte!

Comentários

Destaques

Frango na cerveja com batatas

FRANGO NA CERVEJA COM BATATAS - ASSADO
1 kg de sobrecoxas de frango (retire apenas o excesso de pele e gordura) 3 batatas inglesas grandes 1 colher (sopa) de alho amassado Suco de 2 limões Sal e pimenta a gosto 1 lata (350ml) de cerveja  1 raminho de alecrim
De um dia para o outro deixe o frango marinando com o suco de limão, alecrim, alho, sal e pimenta.
Pré aqueça o forno a 180ºC por 15 minutos. 
Disponha o frango com a pele para baixo em uma assadeira com o líquido da marinada e as batatas (picadas). Despeje a lata de cerveja e leve para assar por 20 minutos. Tempere as batatas com um pouco de sal e pimenta.
Retire a assadeira do forno com cuidado. Aumente a temperatura do forno para 200ºC. Retire o excesso de líquido e descarte. Vire as sobrecoxas (agora a pele ficará para cima) e volte para o forno para assar por mais aproximadamente 40 minutos.
Servi acompanhado de arroz, feijão e salada de repolho.

Patê de Gorgonzola

Quando a gente tá com pressa de comer e tira a foto de qualquer jeito....

Mas ficou muito bom então vou compartilhar assim mesmo!

Patê de Gorgonzola

150gr de Ricota
3/4 da lata de creme de leite (com o soro)
+Ou- 80gr de queijo gorgonzola (varia conforme seu gosto)
Pitadinha de sal e pimenta

Preparo: só bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo

Cardápio para quibe assado

Precisava de acompanhamentos para o Quibe Assado que eu estava morrendo de vontade de preparar e, indecisa, providenciei vários:
Caponata de Berinjela Salada de Abobrinha Grelhada Salada de lentilha com cebola caramelizada
Também comprei pão sírio e hommos tahine. Um cardápio lindo, diversificado e saudável!
Segue a receita do QUIBE ASSADO (para 06 pessoas)
1,5 kg de patinho moído duas vezes 2 xícaras (chá) trigo para quibe 2 colheres (sopa) de pimenta síria 1 punhado de hortelã Sal a gosto (aqui foram duas colheres de sopa) 1 cebola Azeite
Hidrate o trigo em água morna por trinta minutos. Escorra e reserve.
Bata cebola, a hortelã, a cebola e a pimenta no liquidificador. Amasse bem a carne com o tempero. Junte o trigo e misture novamente muito bem. Junte 1 xícara (chá) de água gelada e incorpore à mistura.
Coloque a mistura em um travessa de vidro untada com azeite e aperte bem. Faça marcações em diagonal no quibe, cubra com um pouco para azeite e leve para assar  em forno médio pré aqu…