Pular para o conteúdo principal

Como aprender a cozinhar

Eu morava sozinha e lembro-me de digitar no Google “blog de cozinha” e o Panelaterapia apareceu como sugestão. E caiu como uma luva.

As receitas da Tati eram (e são) simples, fáceis e preparadas em porções pequenas. Ela descreve muito bem o passo a passo das receitas, então, para quem não sabia ferver água, o blog chegou na hora certa. Ainda acesso o Panelaterapia, quase diariamente, procurando uma inspiração, uma sobremesa, uma ideia. É um dos melhores blogs de culinária que conheço. Hoje a Tati tem um canal no Youtube e ficou ainda mais fácil aprender com ela.

Não sei como, conheci o Pitadinha, blog da Ju. Receitas que te abraçam. Receitas para a família, em porções grandes e até receitas leves e muito saborosas. Tudo explicadinho com tanto amor, que eu sempre que faço uma receita dela tenho vontade de colocar um pedacinho numa caixa e mandar pra Recife.

Com a Ju e a Tati eu fui tomando gosto pela cozinha, porque aos poucos as coisas começaram a dar certo. O macarrão começou a ficar no ponto, eu descobri a quantidade de sal “do meu gosto”, os bolos não solavam mais. Fiz um risoto. Uma carne no ponto. Uma torta de frango.

A principal dica é: siga a receita. Encontre um blog, um canal do youtube, um livro, um chef de sua confiança e siga as receitas. Siga até ter segurança de criar as suas, de fazer substituições. Se a receita de bolo é com farinha branca, faça com farinha branca da primeira vez. Faça com o açúcar que for pedido e com a quantidade de óleo certa. Depois, teste com suas substituições.

As coisas nem sempre dão certo da primeira vez. Sua omelete vai ficar destruída, seu bife vai ficar salgado e a lasanha, aguada (true story). Mas isso tudo é importante para aprender qual a sua dificuldade e onde as coisas estão dando errado. Persevere!

Por onde começar:


Meus livros referência:

Tag “Biblioteca na Cozinha” aqui do blog

Playlists maravilhosas para quem está começando a cozinhar:

Panelinha – Santa Rita 
Panelaterapia – Utensílios de Cozinha 

Outros blogs legais:



Boa sorte!

Comentários

Destaques

Mingau de aveia com banana

Começando bem o final de semana com essa delícia de mingau de aveia!

Mingau de aveia com banana

Mexa, sempre em fogo baixo, até engrossar: - 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de água
- 3 colheres de sopa de aveia em flocos finos
- 1 banana bem madura amassada
- 1 colher de café de canela

Decore como preferir! Usei sementes de girassol, coco ralado e uva.

Se quiser pode adoçar a gosto, mas quando a banana tá bem madura eu nem acho necessário.


Almôndegas de Peito de Peru

Às vezes eu crio coragem e gravo uma receita lá no stories do meu Instagram (segue lá, é @sopostocomida). Hoje, postei estas almôndegas:



ALMÔNDEGAS DE PEITO DE PERU

800gr de peito de peru moída (comprei a bandeja congelada no supermercado)
1/2 xícara (chá) de farelo de aveia
1 cenoura ralada
1 cebola picadinha
Temperos a gosto (usei sal, páprica defumada, alho em pó, orégano, cúrcuma, gergelim preto)
Molho de tomate para cozinhar



Misture tudo com as mãos e cozinhe em fogo baixo com molho de tomate até quase cobrir as almôndegas. Como eu usei molho de tomate caseiro e bem concentrado, usei 1 xícara de molho para 1 xícara e meia de água.

Renderam 10 unidades e mais 4 hambúrgueres que congelei.

Bolinho de Feijão Branco

Bolinho de Feijão Branco

1 xícara de feijão branco cru (depois de cozido, são 2 xícaras e meia)
2 c.sopa cebolinha picadinha
1 c.cafe de alho em pó
2 c. sopa de farinha de aveia
1 c. sopa de azeite
1/2 cenoura ralada (fino)
Sal e pimenta preta a gosto

Deixe o feijão cru de molho por 24h. Escorra e cozinhe na pressão com água e uma folha de louro por 15 min (depois que pegar pressão);

Escorra bem o feijão e amasse com um garfo. Misture todos os outros ingredientes, modele bolinhas, achate e grelhe em uma frigideira antiaderente até formar essa casquinha dourada.