Pular para o conteúdo principal

Caldo de Mandioca e Caldo de Carne Caseiro

Hoje eu trouxe duas receitas que preparei na sexta feira (quem me acompanha no Instagram viu no stories). Uma é o caldo de carne caseiro, uma versão rápida para você parar de usar caldo industrializado na sua cozinha. A outra, o caldo de mandioca, é derivada do caldo de carne e é mais uma receita de inverno para a coleção do blog.

CALDO DE MANDIOCA



700gr de mandioca picada em cubinhos
500 ml de caldo de carne (veja receita abaixo)
1 cebola picada em cubinhos
3 dentes de alho picadinhos
2 xícaras (chá) de músculo desfiado (veja receita abaixo)
100gr de bacon
½ calabresa picada
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha e cebolinha para servir

Na panela de pressão, refogue a cebola, o bacon e a calabresa até ficar tudo douradinho. Acrescente o dente de alho picado e refogue mais um minuto. Coloque o caldo de carne na panela e mexa, raspando bem o fundo para aproveitar todos os sabores do refogado.

Coloque a mandioca picada, tempere com um pouco de sal e pimenta (pouco, no final você acerta). Cubra com água (dois dedos acima dos ingredientes). Feche a panela e cozinhe por 25 minutos após pegar pressão. O tempo de cozimento pode variar dependendo da qualidade da mandioca.
Passado o tempo, desligue o fogo e abra a panela com cuidado (após sair toda a pressão).

Selecione metade dos pedaços de mandioca (os maiores) para amassar com o garfo (pode usar o liquidificador? Eu queimei o meu fazendo isso, então não vou recomendar). Volte a mandioca amassada para a panela. Se necessário, acrescente mais um pouco de água (eu usei mais um copo). Junte o músculo desfiado, deixe apurar cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Quando estiver na consistência de creme (ou na que você desejar), acerte o sal.

Sirva com salsinha e cebolinha.

CALDO DE CARNE CASEIRO – VERSÃO RÁPIDA

1kg músculo bovino em cubos
1 cebola
2 folhas de louro
1 cenoura
4 dentes de alho
4 cravos
Pimenta do reino a gosto
1 ½ litro de água

Pique a cebola ao meio e em cada metade espete uma folha de louro com os cravos (veja a foto). Pique a cenoura ao meio. Descasque os dentes de alho.



Coloque tudo na panela de pressão (não precisa refogar a carne). Cozinhe por 40 minutos depois que a panela apitar.
Passado o tempo, desligue o fogo. Só abra a panela depois que não tiver mais pressão.
Coe o caldo de carne, dispense os vegetais e temperos, reserve a carne. Depois que o músculo esfriar, desfie.
Músculo desfiado
Esta quantidade de ingredientes rende 1 litro de caldo de carne. Pode congelar o que não for utilizar.
Usar o caldo onde normalmente você utilizaria água para cozinhar, por exemplo: arroz, sopas, feijão, etc.
A carne desfiada que você não for usar na hora, também pode ser congelada.

---

Uma pequena observação: leia o manual de instruções da sua panela de pressão! Sempre esteja atento à qualidade da borracha de vedação e do pino, além de não utilizar se a panela e/ou a tampa estiverem amassadas. Verifique as particularidades do modelo e do material que ela é feita (se pode ou não resfriar na água fria, se pode ou não liberar a pressão levantando o pino com um garfo etc). Atente também para a capacidade da sua panela, NUNCA ultrapasse o limite indicado pelo fabricante. Panelas de pressão são maravilhosas, mas SEMPRE tenha os cuidados indicados no manual. 

Comentários

Destaques

Bolo Integral de Pera

Troquei as maçãs por peras nesta receita de bolo da Ju Pitadinha.
BOLO INTEGRAL DE PERA
2 peras grandes 1 xícara de farinha de arroz (usei integral) 1 xícara de farinha de trigo integral (pode ser a branca) 3/4 xícara de açúcar (usei metade mascavo e metade de coco) 3 ovos 1 colher (sopa) de fermento em pó Opcionais: canela, gengibre em pó, noz moscada
Bata o açúcar, os ovos e as cascas das peras no liquidificador.
Em um bowl, coloque as peras picadas, as farinhas e misture bem. Junte a mistura do liquidificador , o fermento, gengibre (1 colher de café), canela (1 colher de chá) e noz moscada (1 pitada).
Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos.

Bolinho de Feijão Branco

Bolinho de Feijão Branco

1 xícara de feijão branco cru (depois de cozido, são 2 xícaras e meia)
2 c.sopa cebolinha picadinha
1 c.cafe de alho em pó
2 c. sopa de farinha de aveia
1 c. sopa de azeite
1/2 cenoura ralada (fino)
Sal e pimenta preta a gosto

Deixe o feijão cru de molho por 24h. Escorra e cozinhe na pressão com água e uma folha de louro por 15 min (depois que pegar pressão);

Escorra bem o feijão e amasse com um garfo. Misture todos os outros ingredientes, modele bolinhas, achate e grelhe em uma frigideira antiaderente até formar essa casquinha dourada.


Comidinhas da Diana

Inicialmente pensado para ser um instagram com receitas e dicas para introdução alimentar dos bebês, a página da Diana e da Fernanda se tornou uma inspiração pra mim.

E fez tanto sucesso que virou livro: ele traz receitas simples e com muitos vegetais, excelente para variar o cardápio e tornar opções cotidianas mais nutritivas - um exemplo é a carne moída com legumes, preparo simples e que ganha mais sabor e nutrientes com adição de legumes variados.

Há também indicação de idade e algumas receitas são indicadas para intolerantes, embora este não seja o foco.

Todas as receitas do livro estão no Insta que linkei acima e o blog está sendo construído também. Gosto do livro pela facilidade de ter as receitas sempre a mão. Excelente para crianças e adultos!