Pular para o conteúdo principal

Caldo de Mandioca e Caldo de Carne Caseiro

Hoje eu trouxe duas receitas que preparei na sexta feira (quem me acompanha no Instagram viu no stories). Uma é o caldo de carne caseiro, uma versão rápida para você parar de usar caldo industrializado na sua cozinha. A outra, o caldo de mandioca, é derivada do caldo de carne e é mais uma receita de inverno para a coleção do blog.

CALDO DE MANDIOCA



700gr de mandioca picada em cubinhos
500 ml de caldo de carne (veja receita abaixo)
1 cebola picada em cubinhos
3 dentes de alho picadinhos
2 xícaras (chá) de músculo desfiado (veja receita abaixo)
100gr de bacon
½ calabresa picada
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha e cebolinha para servir

Na panela de pressão, refogue a cebola, o bacon e a calabresa até ficar tudo douradinho. Acrescente o dente de alho picado e refogue mais um minuto. Coloque o caldo de carne na panela e mexa, raspando bem o fundo para aproveitar todos os sabores do refogado.

Coloque a mandioca picada, tempere com um pouco de sal e pimenta (pouco, no final você acerta). Cubra com água (dois dedos acima dos ingredientes). Feche a panela e cozinhe por 25 minutos após pegar pressão. O tempo de cozimento pode variar dependendo da qualidade da mandioca.
Passado o tempo, desligue o fogo e abra a panela com cuidado (após sair toda a pressão).

Selecione metade dos pedaços de mandioca (os maiores) para amassar com o garfo (pode usar o liquidificador? Eu queimei o meu fazendo isso, então não vou recomendar). Volte a mandioca amassada para a panela. Se necessário, acrescente mais um pouco de água (eu usei mais um copo). Junte o músculo desfiado, deixe apurar cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Quando estiver na consistência de creme (ou na que você desejar), acerte o sal.

Sirva com salsinha e cebolinha.

CALDO DE CARNE CASEIRO – VERSÃO RÁPIDA

1kg músculo bovino em cubos
1 cebola
2 folhas de louro
1 cenoura
4 dentes de alho
4 cravos
Pimenta do reino a gosto
1 ½ litro de água

Pique a cebola ao meio e em cada metade espete uma folha de louro com os cravos (veja a foto). Pique a cenoura ao meio. Descasque os dentes de alho.



Coloque tudo na panela de pressão (não precisa refogar a carne). Cozinhe por 40 minutos depois que a panela apitar.
Passado o tempo, desligue o fogo. Só abra a panela depois que não tiver mais pressão.
Coe o caldo de carne, dispense os vegetais e temperos, reserve a carne. Depois que o músculo esfriar, desfie.
Músculo desfiado
Esta quantidade de ingredientes rende 1 litro de caldo de carne. Pode congelar o que não for utilizar.
Usar o caldo onde normalmente você utilizaria água para cozinhar, por exemplo: arroz, sopas, feijão, etc.
A carne desfiada que você não for usar na hora, também pode ser congelada.

---

Uma pequena observação: leia o manual de instruções da sua panela de pressão! Sempre esteja atento à qualidade da borracha de vedação e do pino, além de não utilizar se a panela e/ou a tampa estiverem amassadas. Verifique as particularidades do modelo e do material que ela é feita (se pode ou não resfriar na água fria, se pode ou não liberar a pressão levantando o pino com um garfo etc). Atente também para a capacidade da sua panela, NUNCA ultrapasse o limite indicado pelo fabricante. Panelas de pressão são maravilhosas, mas SEMPRE tenha os cuidados indicados no manual. 

Comentários

Destaques

Coxas de frango marinadas com mexerica

Este frango requer um pouco de planejamento (deve marinar 24 horas), mas vale a pena. Boa receita para servir como petisco ou acompanhando um arroz básico. Serve duas pessoas.
Coxas de Frango com Mexerica
1 kg de coxas de frango Suco de duas mexericas cariocas 1 colher de chá de vinagre balsâmico 1 pedaço (2 cm) de gengibre ralado 2 dentes de alho picados Sal e pimenta do reino a gosto
Em um recipiente (ou um daqueles pacotes herméticos próprios para alimentos) coloque o frango, o suco de mexerica, o vinagre, o alho e o gengibre. Deixe marinar por 24 horas na geladeira.
Quando for preparar, pré aqueça o forno a 200ºC. Separe o frango do líquido da marinada e tempere com sal, pimenta e o azeite. Disponha as coxas de frango em uma assadeira, coloque meia xícara do líquido da marinada regando os pedaços e asse até dourar (mais ou menos 40 minutos).


Frango com Páprica

Este tempero foi a primeira vez que fiz, recomendo muito! Uso sempre o truque que aprendi com a Ju (Pitadinha) de congelar o frango com o tempero. Sempre faço com limão e orégano ou com shoyu e mel.
Além do frango ficar milhares de vezes mais saboroso se você marinar um dia inteiro, ter tudo no ponto de ir pro forno enquanto você prepara os acompanhamentos é tudo de bom! Almoço express.
FRANGO COM PÁPRICA E MOSTARDA Para duas pessoas

4 sobrecoxas de frango 1 colher de sopa de páprica defumada 3 dentes de alho picados 1 colher de sopa de mostarda (molho de mostarda) 2 colheres de sopa de vinagre branco 1 colher de café de noz moscada ralada na hora Uma colher de chá (rasa) de sal Pimenta do reino (a gosto)
Limpe as sobrecoxas, retire a pele e todo o excesso de gordura. Em um pacote (destes para congelamento), misture as sobrecoxas com todos os temperos e deixe marinando por 24 horas na geladeira. Asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 1 hora - não precisa cobrir com pap…

Caponata de Berinjela

Melhor entrada que existe! Gosto tanto desta caponata que às vezes como como molho de macarrão, acompanhamento de carne grelhada... 
Primeiro, picar 1 berinjela em cubos bem pequenos e colocar de molho em água com sal enquanto prepara os outros ingredientes.
São eles, todos em cubos pequenos: - 1 pimentão vermelho - 2 dentes de alho - 1 pimentão amarelo - 1 cebola grande - 1 abobrinha

Ingredientes opcionais: - Azeitonas (sempre uso) - Uva passa - Tomate picado - Castanha de caju
Retire a berinjela do molho e passe para uma peneira, lavando bem em água corrente. Deixe escorrer toda a água, se necessário pressione os cubos de berinjela contra a peneira. Reserve.
Aquecer uma panela em fogo baixo; Acrescentar azeite suficiente para cobrir o fundo. Acrescentar primeiro a berinjela e refogar por uns três minutos. Repita o procedimento com os demais ingredientes, nesta ordem: cebola, alho, pimentões. Deixe refogar bem antes de acrescentar a abobrinha, pois ela cozinha rapidamente. Sal a gos…