Pular para o conteúdo principal

Aprenda a fazer um bolo fofinho agora!



A primeira coisa que você tem que fazer é escolher uma receita boa. Escolha uma fonte confiável. Se for a primeira vez que você vai fazer um bolo "do zero", escolha um fácil, como o de chocolate. Fiz o passo a passo para esta receita (clique aqui) mas as dicas servem para quase todas as receitas de bolo!

Leia a receita com cuidado e até o final. Separe todos os ingredientes e utilize colheres e xícaras medidoras (você encontra fácil em lojas de utilidades). Enquanto isso, pré aqueça o forno a 180ºC. Nunca coloque o bolo em forno frio e nem aqueça em temperatura superior ao solicitado na receita. Se o forno estiver quente demais, o bolo vai queimar por fora e não vai assar.


Utilize um fouet (batedor de arame) para bater bem os ovos. Depois, acrescente o açúcar e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Misture o óleo.

Se sua receita não leva ovos, é neste passo que você vai incorporar os líquidos e o óleo (ou manteiga).


Os ingredientes sólidos devem ser todos peneirados. Comecei pelo chocolate em pó. Incorpore o chocolate aos ingredientes líquidos utilizando o fouet.


Repita o procedimento com a farinha e o amido, incorpore bem e depois peneire o fermento e misture de leve com o fouet. Despeje a massa em uma assadeira untada uniformemente com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Verifique o tamanho da forma que a receita sugere. Não deixe o volume da massa ultrapassar dois terços da altura da assadeira. 

Cada forno leva um tempo, no meu esse bolo levou 45 minutos para ficar pronto; nunca abra o forno enquanto o bolo não tiver crescido e "estabilizado", aproximadamente 30 minutos (para um bolo do tamanho desta receita). A queda na temperatura do forno neste ponto vai estragar seu bolinho.

Para verificar se está pronto, espete um palito de churrasco ou uma faca no meio do bolo e, se sair limpo, está pronto.


Bolo pronto <3


Comentários

Destaques

Receitas com Dry Rub

Conheci este tempero em um blog que eu adoro – o Brisando na Cozinha.  Na versão da Carla, vai alho e cebola em pó, além de pimenta caiena. Aqui, adaptei um pouco, pois costumo usar alho e cebola frescos. Esta é minha versão:
DRY RUB 
1 xícara de açúcar mascavo 1 colher de sopa de páprica picante 1 colher de sopa de páprica defumada 1 colher de sopa de chili em pó ½ colher de sopa de cominho em pó ½ colher de sopa de pimenta do reino moída na hora 2 colheres de sopa de sal
Misture bem! Guarde em um potinho com tampa (de boa qualidade, para conservar todos os aromas).
Quem me segue no stories (clica aqui), viu que fiz uma receita de sobrecoxas de frango utilizando este tempero.
SOBRECOXAS DE FRANGO COM DRY RUB – para duas pessoas
4 sobrecoxas 1 cebola em cubos grandes 3 dentes de alho 1 colher (chá) de sal – o tempero já tem um pouco de sal, cuidado! ¼ de xícara de vinagre branco 2 colheres (sopa) de dry rub
Bata no liquidificador ou processador: a cebola, o alho, o vinagre, o sal e o…

Linguiça com Legumes

Esta semana postei no stories esta receita fácil, rápida e prática! Ótima para a marmita da semana. Aqui, servi apenas com arroz integral, que também ensinei a fazer no Instagram.



Linguiça Com Legumes

-500gr de linguiça de lombo
-1 tomate 🍅 em cubos grandes
-1 abobrinha em meia lua
-1/2 cebola em cubos grandes
-2 dentes de alho picadinhos
-Azeite para refogar
-Sal e pimenta a gosto

Em uma frigideira grande (que tenha tampa) coloque um fio de azeite e a linguiça. Tampe e deixe cozinhar um pouco (vai soltar água). Quando a água secar, deixe dourar um pouco e vire a linguiça para dourar o outro lado. Coloque meia xícara de água e tampe a panela. Deixe até secar.
Reserve.
Na mesma panela coloque mais um fio de azeite e refogue a cebola. Quando começar a dourar, coloque o alho, o tomate e a abobrinha. Deixe refogar rapidamente e coloque um pouco de água apenas para raspar o fundo da panela. Deixe secar. Tempere com um pouquinho de sal e pimenta.
Pique a linguiça e volte para a panela, mis…

Frango na cerveja com batatas

FRANGO NA CERVEJA COM BATATAS - ASSADO
1 kg de sobrecoxas de frango (retire apenas o excesso de pele e gordura) 3 batatas inglesas grandes 1 colher (sopa) de alho amassado Suco de 2 limões Sal e pimenta a gosto 1 lata (350ml) de cerveja  1 raminho de alecrim
De um dia para o outro deixe o frango marinando com o suco de limão, alecrim, alho, sal e pimenta.
Pré aqueça o forno a 180ºC por 15 minutos. 
Disponha o frango com a pele para baixo em uma assadeira com o líquido da marinada e as batatas (picadas). Despeje a lata de cerveja e leve para assar por 20 minutos. Tempere as batatas com um pouco de sal e pimenta.
Retire a assadeira do forno com cuidado. Aumente a temperatura do forno para 200ºC. Retire o excesso de líquido e descarte. Vire as sobrecoxas (agora a pele ficará para cima) e volte para o forno para assar por mais aproximadamente 40 minutos.
Servi acompanhado de arroz, feijão e salada de repolho.